Antes da reza do Ângelus dominical perante milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI ressaltou a importância e a necessidade da multiplicidade de carismas na Igreja "que são dons do Espírito Santo" e pediu um renovado esforço para viver a unidade entre todos os cristãos.

Citando a leitura de hoje em que São Paulo se refere à multiplicidade de carismas como distintas partes do corpo aonde todas fazem falta, o Santo Padre assinala que "a Igreja está concebida como o corpo, do qual Cristo é a cabeça, e forma com Ele um só todo".

Graças aos carismas, prossegue o Papa, "a Igreja se apresenta como um organismo rico e vital, não uniforme, fruto do único Espírito que conduz a todos à unidade profunda, assumindo a diversidade sem aboli-la e realizando um conjunto harmonioso".

"Ela prolonga na história a presença do Senhor ressuscitado, em particular mediante os Sacramentos, a Palavra de Deus, os carismas e os ministérios distribuídos na comunidade. Por isso, é próprio dizer que em Cristo e no Espírito a Igreja é uma e Santa, quer dizer tem uma íntima comunhão que transcende as capacidades humanas e as sustenta".

Seguidamente Bento XVI se referiu à celebração da Semana pela Unidade dos cristãos que culmina esta segunda-feira 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo. "Segundo a tradição –explicou o Pontífice– na tarde celebrarei as Vésperas na Basílica de São Paulo Extramuros, com a participação dos representantes de outras Igrejas e comunidades eclesiásticas presentes em Roma".

Com eles, continuou, "invocaremos de Deus o dom da plena unidade de todos os discípulos de Cristo, em particular, segundo o tema deste ano, renovaremos o esforço de sermos testemunhos do Senhor crucificado e ressuscitado".

"A comunhão dos cristãos, de fato, faz mais acreditável e eficaz o anúncio do Evangelho, como afirmou o mesmo Jesus rezando ao Pai na vigília de sua morte: ‘Que sejamos uma só coisa… para que o mundo creia", concluiu o Papa.