Hoje se deu a conhecer a mensagem do Papa Bento XVI com motivo da 44° Jornada Mundial das Comunicações Sociais que se celebra em 16 de maio, na qual o Santo Padre pede aos sacerdotes anunciar a Cristo também no mundo digital.

No texto titulado "O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios ao serviço da Palavra", o Pontífice assinala que este tema se "inserida muito apropriadamente no caminho do Ano Sacerdotal, e põe em primeiro plano a reflexão sobre um âmbito pastoral vasto e delicado como é o da comunicação e o mundo digital, oferecendo ao sacerdote novas possibilidades de realizar seu particular serviço à Palavra e da Palavra".

Seguidamente explica que a cada vez maior importância dos novos meios de comunicação e sua incorporação na vida cotidiana faz que seja "cada vez mais importante e útil seu uso no ministério sacerdotal".

Depois de ressaltar que "a tarefa primária do sacerdote é a de anunciar a Cristo, a Palavra de Deus feita carne, e comunicar a multiforme graça divina que nos salva mediante os Sacramentos", o Papa indica que "o mundo digital, oferecendo meios que permitem uma capacidade de expressão quase ilimitada, abre importantes perspectivas e atualiza a exortação paulina: ‘Ai de mim se não anunciar o Evangelho! ’"

Ante as novas experiências de comunicação, diz o Papa, os sacerdotes "devem anunciar o Evangelho valendo-se não só dos meios tradicionais, mas também dos que contribui a nova geração de meios áudio-visuais (foto, vídeo, animações, blogs, páginas web), ocasiões inéditas de diálogo e instrumentos úteis para a evangelização e a catequese".

"O sacerdote poderá dar a conhecer a vida da Igreja mediante estes modernos meios de comunicação, e ajudar às pessoas de hoje a descobrir o rosto de Cristo. Para isso, devem unir o uso oportuno e competente de tais meios –adquirido também no período de formação– com uma sólida preparação teológica e uma profunda espiritualidade sacerdotal, alimentada por seu constante diálogo com o Senhor".

Assim, explica o Papa Bento, "no contato com o mundo digital, o presbítero deve transparentar, mais que a mão de um simples usuário dos meios, seu coração de consagrado que dá alma não só ao compromisso pastoral que lhe é próprio, mas também ao contínuo fluxo comunicativo da ‘rede’".

Com o anúncio "digital" do Evangelho, continua o Santo Padre, "a Palavra poderá assim navegar mar adentro para as numerosas encruzilhadas que cria a congestionada rede de auto-estradas do ciberespaço, e afirmar o direito de cidadania de Deus em cada época, para que Ele possa avançar através das novas formas de comunicação pelas ruas das cidades e deter-se ante as soleiras das casas e dos corações e dizer de novo: ‘Estou à porta chamando. Se alguém ouve e me abre, entrarei e jantaremos juntos’".

Bento XVI precisa logo que "o desenvolvimento das novas tecnologias e, em sua dimensão mais ampla, todo mundo digital, representam um grande recurso para a humanidade em seu conjunto e para cada pessoa na singularidade de seu ser, e um estímulo para o debate e o diálogo. Mas constituem também uma grande oportunidade para os fiéis. Nenhum caminho pode nem deve estar fechado a quem, no nome de Cristo ressuscitado, compromete-se a fazer-se cada vez mais próximo do ser humano".

Depois de reiterar seu chamado ao uso das tecnologias digitais, o Papa adverte que não se deve esquecer que "a fecundidade do ministério sacerdotal deriva sobre tudo de Cristo, ao que encontramos e escutamos na oração; ao que anunciamos com a predicação e o testemunho da vida; ao que conhecemos, amamos e celebramos nos sacramentos, sobre tudo no da Santa Eucaristia e a Reconciliação".

"Queridos sacerdotes, renovo-lhes o convite a assumir com sabedoria as oportunidades específicas que oferece a moderna comunicação. Que o Senhor os converta em apaixonados anunciadores da Boa Notícia, também na nova ‘ágora’ que deram à luz os novos meios de comunicação".

Finalmente o Papa implora sobre os sacerdotes "o amparo da Mãe de Deus e do Santo Cura D’Ars, e com afeto reparto a cada um a Bênção Apostólica".