Com a participação do Presidente da Conferência Episcopal Peruana (CEP), Dom Miguel Cabrejos, e o Presidente da Comissão Episcopal de Família da CEP, Dom José Antonio Eguren Anselmi, inaugurou-se ontem à noite o 2º Congresso Internacional de Família no qual se ressaltou que na instituição familiar se "forja o futuro da humanidade", recordando as palavras do João Paulo II.

O Presidente da CEP assinalou em sua intervenção diante de centenas de assistentes no auditório do Colégio São Agustín que "a união conjugal e o serviço à vida são dois valores essenciais que procedem do matrimônio e a família, cada um implica ao outro porque são duas caras da mesma realidade. Não pode existir uma verdadeira comunhão conjugal fechada ao dom da vida, nem pode existir separadamente do dom conjugal recíproco".

Por isso, disse, "a Igreja ensinou sempre a verdade sobre o bem da pessoa humana, e um destes bens é o Matrimônio e a Família. Se a Igreja se interessar no Matrimônio e a Família, é porque se interessa no homem. O Matrimônio é uma vocação para a santidade, porque não existem cristãos que não estejam chamados a amar a Deus".

Depois de advertir sobre as ameaças atuais que se abatem contra a vida e a família "em nome da liberdade individual", o Prelado alertou que com isto umas minorias pretendem "não só a impunidade mas também uma verdadeira e imprópria autorização por parte do Estado. A singular gravidade deste fato resulta evidente se considerarmos que o caráter de delito que se atribuía antes a estes atentados, trata agora de assumir a conotação de um direito, pretendendo um verdadeiro e próprio reconhecimento legal e a conseguinte intervenção de gratuita das estruturas estatais".

Por isso, disse, é necessário "hoje mais que nunca, o testemunho público de todos os batizados para reafirmar a dignidade e o valor único e insubstituível da família fundada no matrimônio de um homem com uma mulher, e aberto à vida".

"Nossos projetos pastorais relacionados com a família devem formar parte deste campo apostólico, amplo, complexo e importante. Por isso todos estamos chamados a promover com valentia a causa da família, considerando-a como uma instituição decisiva para o bem comum dos povos", enfatizou.

Ao seu turno o Núncio Apostólico no Peru, Dom Bruno Mussaró, leu uma mensagem enviada pelo Papa Bento XVI aos organizadores do Congresso no qual exorta tanto aos organizadores como aos participantes do evento a assumirem o compromisso de custodiar os valores inerentes da família.

Em sua intervenção, Dom José Antonio Eguren recordou as palavras do venerável João Paulo II: "O futuro da humanidade se forja na família".

"Um país avança na mesma direção que a família. A família é transmissora de cultura, por isso não podemos evitar o dom precioso da família", disse.

Do mesmo modo, adicionou que a família é célula vital da sociedade, já que a família possui vínculos vitais com a sociedade por seu serviço à vida. "A família é a primeira sociedade natural e fonte das demais instituições. É âmbito primário das relações interpessoais e de direitos inerentes", assinalou.

O II Congresso Internacional de Família continua hoje sábado com as conferências Matrimônio e Família, instituições a redescobrirem-se, a cargo de Dom Gerald Cyprien Lacroix, bispo auxiliar de Quebec, Canadá; Família Comunidade de Pessoas, que terá como expositor o Dr. Pedro Morandé Court, do Chile; e Educação para o Amor, pelo Sr. Manuel Rodríguez Canales, do Peru, ao qual seguirão duas mesas redondas.

Na segunda participarão Alejandro Bermúdez Rosell, Diretor da ACI Prensa e Catholic News Agency,  com o tema Ética na Comunicação Social; o Dr. Arturo Salazar Larraín, com uma exposição sobre Família, População e Desenvolvimento; e o Dr. Alfredo García com o tema Família, Formadora de Valores Cívicos.

Mais informação em espanhol: http://www.congresofamilia2010.net/