Mais de 500 presbíteros provenientes de diferentes partes do México participam desde o dia 18 até o dia 22 de janeiro no Primeiro Congresso Nacional de Sacerdotes, que se realiza em Acapulco e cujo tema é o lema “Fidelidade e Fraternidade Sacerdotal”, no marco do Ano Sacerdotal decretado pelo Papa Bento XVI, no contexto do 150º Aniversário da morte de São João Maria Vianney.

Na apresentação do evento, estiveram o Presidente de Cáritas Internacional, Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, junto com o Núncio Apostólico no México, Dom Christophe Pierre; o Bispo de Orizaba, Dom Marcelino Hernández; o Bispo de Chilpancingo-Chilapa, Dom Alejo Zabala Castro e o Arcebispo de Acapulco, Dom Felipe Aguirre Franco.

Na apresentação, Dom Aguirre expressou o seu desejo de “escrever com este acontecimento e com a tinta azul destes mares nossa identidade e fraternidade sacerdotal para que, como disse Bento XVI, possamos redescobrir a beleza e importância do sacerdócio e de cada sacerdote, e para contemplar a luz da fidelidade de Cristo, a fidelidade ao sacerdote”.

O Prelado também anunciou que no contexto deste evento, será publicado um documento preparado pela Província Eclesiástica de Acapulco sobre a violência e a situação social do estado de Guerrero.

Maiores informações sobre o Congresso em: http://www.cem.org.mx/secciones/diocesis-y-prelaturas/2234-i-congreso-nacional-de-sacerdotes.html