Em uma carta publicada hoje pelo L´Osservatore Romano, o Papa Bento XVI confirmou ao atual Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, no seu atual posto na cúria vaticana, depois de que este apresentasse a sua renúncia ao haver alcançado o limite de idade de 75 anos no passado dia 2 de dezembro.

Na carta do dia 15 de janeiro, o Santo Padre agradece ao Cardeal Bertone “pelo bem realizado em tantos anos de seu ministério sacerdotal e episcopal”. O Papa também recorda “com vivo agradecimento” o “longo caminho de nossa colaboração, iniciada com o seu trabalho de consultor da Congregação para a Doutrina da Fé”.

“Penso, além disso –continua o Pontífice– no delicado trabalho desenvolvido por você para construir o diálogo com Dom Marcel Lefebvre e não esquecerei nunca a visita a Vercelli que foi para mim motivo de um renovado encontro com um grande testemunho da fé, São Eusébio de Vercelli”.

Depois de recordar que foi João Paulo II quem o chamou a servir na cúria romana, o Papa Bento XVI expressou a sua admiração pelo “sensus fidei” do Cardeal, “sua preparação doutrinal e canônica assim como sua ´humanitas`, que lhe ajudou muito a viver na Congregação para a Doutrina da Fé em um clima de autêntica familiaridade, unidade e uma decidida e determinada disciplina de trabalho”.

Por todas estas qualidades, explica o Santo Padre, “tomei a decisão, no verão de 2006, de nomeá-lo como meu Secretário de Estado e hoje são as razões pelas quais, também no futuro, não gostaria de recusar a sua valiosa colaboração”.

Finalmente, o Papa Bento XVI deseja o melhor ao Cardeal em seu trabalho, e encomendado a Maria Auxiliadora, derrama sobre ele a bênção apostólica.