Representantes de diferentes congregações religiosas que tiveram as suas comunidades, casas e outras estruturas afetadas no Haiti, explicaram a situação das vítimas do terremoto e solicitaram ajuda à comunidade internacional para superar o desastre.

De acordo com a agência vaticana Fides, o Superior Geral dos Clérigos de São Viator, P. Mark Francis, mencionou que “três clérigos (Jean Michelin, Alex Monfiston e o postulante Christophe), que se encontravam em Grand Goava, foram encontrados vivos, embora feridos e com fraturas”.

O Procurador Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs, P. Leonardo Tejeiro, afirmou também que dos “15 irmãos distribuídos em Ile de la Tortua, em Port de Paix e em Port au Prince, não houveram nem mortos nem feridos, nem casas danificadas, somente danos leves no noviciado de Port au Prince que, no entanto, abriu as portas às religiosas que ficaram sem casa”.

Igualmente, explica a nota, dos Missionários Monfortianos no Haiti “faleceram dez estudantes que haviam participado em uma Conferência no IFOR (Instituto de estudos para religiosos e religiosas), quando a estrutura se desmoronou sobre o ônibus que eles estavam enquanto se preparavam para deixar o lugar”.

Finalmente, o Secretário Geral da Congregação do Espírito Santo, P. John McFadden, indicou que “todos os Espiritanos, a exceção de um seminarista, Stephane Douge, sobreviveram ao terremoto do Haiti”.

“Agradecemos a Deus porque tantos de nossos irmãos sobreviveram a este terrível desastre e asseguramos nossas orações e nosso apoio para as obras de socorro e pelos agentes pastorais que lá ficaram, e que devem realizar seu ministério com a população em tão terríveis situações”, concluiu.