O presidente de Cáritas Haiti, Dom Pierre-André Dumas, convidou aos cidadãos de Porto Príncipe a olhar o devastador terremoto como uma oportunidade para “reconstruir juntos o nosso país” e “potencializar a nossa humanidade”, construindo laços de solidariedade.

Depois de comentar a sua experiência durante o terremoto e lamentar a perda de uma sobrinha de dois meses e meios, e de seu cunhado, o Prelado afirmou que “esta é uma prova para todos nós”.

“Não durará sempre, mas temos que superar esta prova com a fé, de modo que possamos sair dela fortalecidos”, acrescentou.

Dom Dumas disse que o terremoto acabou com “todos os símbolos físicos que nos uniam: a catedral, o palácio presidencial, os ministérios, os colégios, as comunidades religiosas e outros muitos lugares”, e que “agora temos que construir de novo, para poder viver juntos”.

“Eu acho que nos foi dada uma oportunidade para reconstruir juntos o nosso país, com o fim de compreender os laços que nos unem. E isso não significa reconstruir as coisas como estavam antes; porque teremos a ocasião de construir um Haiti melhor onde a pessoa seja respeitada antes que qualquer outra coisa”, concluiu.