Em uma conversa telefônica com Catholic News Agency (CNA), o Prefeito Emérito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins, confirmou que estaria sendo investigado nestes momentos um “suposto milagre” atribuído à intercessão do Papa Pio XII.

O Cardeal Saraiva foi muito cuidadoso ao explicar a diferença entre um “suposto” milagre e um que é confirmado explicitamente pela Santa Sé.

O suposto milagre teria sido realizado a um paciente italiano que foi curado do câncer. O caso foi enviado à Congregação e ocorreu no povoado de Castellammare di Stabia, próximo a Nápoles (Itália).

“Faz alguns meses atrás” o informativo Sorrento & Dintorni informou que uma pessoa (cujo sexo ainda se desconhece) foi curada do câncer depois de pedir a intercessão do Papa Pio XII. O Arcebispo decidiu, portanto, instituir o tribunal diocesano correspondente.

Ao ser consultado por CNA, o Cardeal Saraiva explicou que ainda é impossível calcular quanto tempo durará o processo de confirmação do milagre.

A notícia do suposto milagre chega quase um mês depois da aprovação do decreto de virtudes heróicas do Papa Pacelli, por Bento XVI.