Bispos de vários países latino-americanos expressaram as suas condolências aos afetados pelo terremoto do Haiti, e às famílias das vítimas, e convidaram aos fiéis a trabalhar solidária e ativamente para levar ajuda econômica e humana aos habitantes desta ilha caribenha.

O Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Maria Bergoglio, na sua homilia dominical na Catedral Metropolitana, disse diante do embaixador do Haiti, Raymond Mathieu, que frente a “tantos mortos, tantos feridos, tantos que estão sofrendo despojados por este tremendo terremoto, não nos conformamos com ler as notícias do diário ou ver alguma coisa pela televisão.

Um coração cristão nunca está de férias”. “Deixa alguma diversão, faz uma oração em silêncio, faz alguma penitência para acompanhar a dor do teu povo, prive-se de algo e oferece-o para que possam ter alimento, medicina, o que necessitam. Esse povo é nosso irmão”, acrescentou.

Por sua parte, o Arcebispo de Santo Domingo (República Dominicana), Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, indicou que como irmãos do povo do Haiti, “não podemos desconhecer o fato de que a história nos uniu, compartilhamos a mesma ilha e a realidade é esta, e hoje estamos aqui diante de um tremendo desafio”. Além disso, o Purpurado convidou aos fiéis a participarem nesta quarta-feira 20 de uma Eucaristia junto a todos os bispos dominicanos pelos irmãos afetados no Haiti.

Da mesma forma, o Arcebispo de Piura e Tumbes, Dom José Antônio Eguren Anselmi, animou aos fiéis peruanos a participarem da coleta solidária que se realizará este domingo 24 de janeiro em todas as paróquias e igrejas da Arquidiocese.

Finalmente, o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, assegurou que “todas as igrejas contribuirão com uma doação econômica que será enviada ao povo do Haiti através da organização Cáritas”, quantia que até o sábado chegava a 126 mil pesos (quase 10 mil dólares).