O Cardeal Jaime Ortega Alamino, Arcebispo de Havana e Presidente da Caritas-Cuba, enviou uma mensagem a sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis leigos de Cuba para solidarizar-se de maneira espiritual e material com os danificados pelo terremoto no Haiti.

Em sua carta, que será lida no próximo domingo 17 de janeiro em todas as missas, o Arcebispo sustentou que “ante esta dramática situação que está vivendo o já de por si empobrecido povo haitiano, apelo à caridade de vocês para fazer uma coleta nacional a favor deste sofrido povo. Sou consciente da difícil situação econômica que reina entre nós, mas em situações como estas devemos estender nossa mão para compartilhar com nossos irmãos o pouco que temos”.

O Cardeal informou que o dinheiro da coleta realizada em Cuba será enviado ao Plano de Emergências ativado pela Caritas Internacional, “que seriam os encarregados de fazer chegar nossa ajuda ao povo haitiano”.

O Arcebispo considerou indispensável brindar um ânimo espiritual e refletiu sobre o episódio bíblico “no qual Jesus se encontrava no Templo e, elevando seu olhar, viu uns ricos que jogavam seus donativos na arca do Tesouro; também viu uma viúva pobre que jogava só duas moedas”.

“Naquele momento o Senhor disse a seus discípulos: olhem, esta pobre viúva jogou mais que todos, pois todos estes jogaram como donativo daquilo que lhes sobrava, ela, em troca, jogou o pouco que tinha (cf. Lc 21, 1-4). À imagem da viúva pobre, convido-os a compartilhar, desde nossa pobreza, com o irmão povo do Haiti” disse o Cardeal.

O Arcebispo concluiu sua carta elevando uma oração “ao Senhor pelo povo do Haiti, pelos que faleceram, pelos feridos e por todos aqueles que perderam tudo que tinham, mas que conservaram o principal: a vida”.