Milhares de fiéis e peregrinos se encontraram na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus dominical com o Papa Bento XVI, quem ao introduzir a oração exortou a viver segundo o autêntico espírito evangélico, com sensibilidade educativa e cultural frente aos meninos migrantes e refugiados.

No dia em que se celebra a Jornada Mundial do Migrante e do Refugiado o Santo Padre afirmou que “a presença da Igreja ao lado destas pessoas foi constante no tempo, alcançando importantes metas nos inícios do século passado: basta pensar nas figuras do Bispo João Batista Scalibrini e Santa Francisca Cabrini”.

“Jesus Cristo –disse o Papa- quem desde recém-nascido viveu a dramática experiência do refugiado por causa das ameaças do Herodes, ensina aos seus discípulos a acolherem as crianças com grande respeito e amor”.

Continuando sua referência às crianças, o Pontífice ressaltou que “a criança, qualquer que seja sua nacionalidade e a cor de sua pele, deve ser considerada sobre tudo e sempre como pessoa, imagem de Deus, que deve ser promovida e tutelada contra todo tipo de marginalização e exploração”.

“É necessário cuidar os detalhes para que os menores que se encontram em um país estrangeiro estejam garantidos no plano legislativo e sobre tudo acompanhados em seus inumeráveis problemas a ser confrontados”, adicionou.

O Papa alentou as comunidades cristãs e organismos comprometidos no serviço aos menores migrantes e refugiados e exortou a todos “terem viva sensibilidade educativa e cultural frente a eles, segundo o autêntico espírito evangélico”. Da mesma forma pediu pelo diálogo inter-religioso com os judeus e pela unidade dos Cristãos, encomendando-se à intercessão da Virgem Maria. Seguidamente rezou o Ângelus, saudou os presentes em distintos idiomas e repartiu sua Bênção Apostólica.