Enquanto o Haiti se recupera da destruição causada pelo terremoto de 12 de janeiro e as mensagens de apoio e solidariedade chegam desde todas partes do mundo, o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, recordou que “o único verdadeiro consolo” para o povo haitiano é “o amor genuíno e generoso.”

“O mundo está assombrado ante a tragédia do povo do Haiti, que já era dos mais pobres da terra”, disse o Pe. Lombardi no programa “Octavo Dies,” que será irradiado através do Centro Televisivo Vaticano.

“A Igreja também, que vive com o povo, foi direta e dolorosamente golpeada pela morte de tantos dos seus membros,” continuou, em uma referência à morte do Arcebispo de Porto Príncipe, Dom Serge Miot.

O porta-voz vaticano ressaltou a reação do Papa Bento XVI, quem “imediatamente elevou sua voz com palavras vibrantes de participação espiritual e com um chamado à solidariedade,” junto com outros inumeráveis líderes de todos os países, especialmente os mais próximos no continente americano. Através desta maciça resposta, disse o sacerdote, vimos uma vez mais que “a gravidade da tragédia se converte em uma ocasião para um amplo concurso de solidariedade e amor.”

“Este amor genuíno e generoso é possivelmente o único verdadeiro consolo, a única importante resposta a este mar de dor, pois o amor de Cristo que morre na cruz é a única verdadeira resposta ao sofrimento do homem,” disse o Pe. Lombardi.

Em sua mensagem citou as palavras de um sacerdote haitiano quem disse que em meio das muitas catástrofes humanas e naturais das que o povo da ilha foi se acostumando, os haitianos sempre recuperam a esperança, “e se trata de uma esperança cristã. Para os haitianos, o amor é mais forte.”

“Deveríamos seguir acompanhando-os através da solidariedade do amor, para devolver uma vez mais aos haitianos, aos pobres e os que sofrem no mundo, a esperança e o amor,” concluiu.