Como uma iniciativa promovida pela Associação “Amigos do Caminho de Santiago da Comunidade Valenciana” foram localizadas até o momento um total de 13 hospitais medievais de peregrinos dentro do antigo Caminho de Santiago, que partia da cidade de Valência e esteve em uso entre os séculos XIII e XVII.

Conforme informou a vice-presidenta da Associação, Amparo Sánchez, restos ou vestígios dos hospitais,  levantados entre os séculos XIII e XIV se localizaram nas populações de Alzira, onde houve três centros sanitários, Algemesí, Xàtiva e Alberic, Alfafar, Canals, Cercada e Font de la Figuera, além de Valência.

Todos eles atendiam  exclusivamente aos peregrinos embora na atualidade “só perduram os edifícios de alguns deles como o antigo Hospital Geral da cidade de Valência, localizado-se na atual Biblioteca Municipal, assim como o mosteiro da Trindade, o convento da Puridad e o antigo mosteiro de São Vicente, junto à paróquia Cristo Rei de Valência”, adicionou Sánchez.

Entretanto –explicou–, até há cinco anos se conservavam restos de outro hospital em um edifício que se derrubou na rua Carniceros de Valência, assim como vestígios de outro na rua Sagunto de Valência.

“Igualmente, no Algemesí se conserva parte do hospital que se localiza na atual capela da comunhão da igreja e, na Xàtiva, em um edifico em frente à colegiata também perdura”, acrescentou.