Membros da Ordem Salesiana na República Dominicana informaram que os estudantes de teologia Atsime Wilfrid e Vibrun Valsaint faleceram sob os escombros do Instituto de Filosofia São Francisco de Sales da capital haitiana.

O centro de Missões Salesianas de New Rochelle (Nova York) está coordenando a ajuda e tenta entrar no país para estabelecer comunicação com as obras do Haiti e coordenar as ajudas que, desde todo mundo salesiano, já estão sendo recolhidas para os danificados.
Desde Santo Domingo, o salesiano espanhol Juan Linares explicou que “tratamos que nos comunicar com os salesianos do Haiti mas foi impossível. Possivelmente alguém da casa provincial irá em um helicóptero ao Haiti para falar com os Salesianos e conhecer suas necessidades. Levam também alguns telefones móveis com a finalidade de que os salesianos se possam comunicar”.

São 66 os salesianos que trabalham no Haiti. Distribuídos em nove comunidades, animam e coordenam diversas presenças dedicadas à acolhida e educação dos jovens mais pobres, meninos de rua e em situação de alto risco.

Por sua parte, as Filhas da Maria Auxiliadora (Salesianas) informaram que se encontram bem, embora as obras tenham sofrido danos. A Superiora Irmã Marie Claire assinalou que “há falta de tudo: alimento, água, remédios. Sentimo-nos muito próximas a todas elas e aos nossos irmãos Salesianos que há três dias estão pela rua, pelos pátios, para ajudar e sustentar à população”.

As Salesianas no Haiti estão presentes em 14 comunidades, com 79 religiosas, atendendo também escolas, internados, orfanatos, centros de promoção, acolhida para os meninos da rua, centros de alfabetização e formação profissional, oratórios e centros juvenis.