Membros da organização católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) informaram que já se realizou o primeiro envio de ajuda de 70 mil dólares destinados aos danificados pelo terremoto no Haiti.

A ajuda será entregue ao Núncio Apostólico no Haiti, Dom Bernardito Auza, quem será o encarregado de realizar a distribuição do dinheiro nos recursos básicos como água, comida, medicamentos e refúgios provisórios.

A diretora de Projetos da AIS, Regina Lynch, assinalou que “faremos todo o possível neste momento para chegar até eles. Além disso, é importante recordar do Haiti nas nossas orações. Roguemos a Deus para que possa consolar à população nesta situação tão difícil”.

Do mesmo modo, informaram que em suas primeiras comunicações o Núncio Apostólico no Haiti tinha explicado que “estamos em grandes problemas logísticos. Não temos reservas de água e todas as estações de combustíveis estão fechadas. Aqui em Porto Príncipe, a capital, as coisas são muito difíceis e temos carência de tudo”.

Sobre a população, o Núncio assinalou que as pessoas estão dormindo e muitas outras apenas perambulam pelas ruas e explicou que a situação no aeroporto e na fronteira com a República Dominicana é muito delicada.

A AIS informou que pôde cercar comunicação com o Bispo Gontrand Decoste, quem manifestou que “o Haiti sofreu uma terrível tragédia. Porto Príncipe está virtualmente destruído. Nós estamos de joelhos. Graças à solidariedade de pessoas como vocês vamos poder começar de novo e encontrar a forças para colocarmo-nos de pé”. O prelado se referiu especialmente à ajuda às pessoas que perderam suas casas e aos inumeráveis danos que sofreram as Igrejas.

A AIS também explicou que graças a estas informações poder-se-á seguir destinando ajudas às regiões mais afetadas, priorizando as necessidades mais urgentes.

Os membros da AIN manifestaram que já estão coordenando a entrega de mais recursos destinados à reconstrução das Igrejas em Porto Príncipe e nos arredores.

Por sua parte, Xavier Legorreta, coordenador de projetos da organização e quem constantemente visita a ilha, manifestou que urge a oração de todos pelas pessoas que estão vivendo estes momentos de dor e sofrimento.

Legorreta manifestou que “esta experiência no Haiti nos recorda a experiência traumática de há 5 anos atrás vivida na Indonésia, sudeste da Ásia com o tsunami que destruiu a população. O que passou no Haiti esta terça-feira nos deve fazer despertar sobre a realidade de sofrimento que vivem as pessoas no mundo”.

“Nós sabemos que contamos com as orações e a compaixão de nossos benfeitores, quem estão dispostos a continuar dando sinais de solidariedade, acompanhando à população do Haiti nas dificuldades que virão nos próximos dias, meses e anos”.

Ajuda à Igreja que Sofre (AIS)

AIS é uma associação de caráter eminentemente pastoral, especializada em ajudar a aquelas comunidades da Igreja que estão especialmente necessitadas ou sofrem por causa de sua fé.

Dependente da Congregação para o Clero na Santa Sé, a AIS tem escritórios em 17 países do mundo.

Foi fundada em 1947 pelo Pe. Werenfried Van Straaten, um monge premonstratense holandês. Hoje seu trabalho de ajuda se estendeu a mais de 150 países do mundo, onde milhões de pessoas carecem do necessário para seu desenvolvimento humano e espiritual.

Mais informação de ajuda da AIS para o Haiti

http://www.ais.org.br/index.php