O Presidente da Conferência Episcopal da Espanha e Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio María Rouco Varela, mandou em nome de todos os bispos espanhóis uma carta de condolências ao Presidente da Conferência Episcopal do Haiti (CEH), Dom Louis Kébreau, expressando seus “sentimentos de dor pela catástrofe ocorrida e de esperança por uma pronta recuperação”.

A carta assinala que os bispos espanhóis e “toda a Igreja que peregrina na Espanha se sentem unidos na dor à Igreja e ao povo haitiano”.

“Oferecemos nossas orações e sufrágios pelo descanso eterno dos defuntos, pelo alívio dos feridos e pelo consolo na fé de quem tenha perdido seus seres queridos ou seus bens materiais”, adiciona.

Do mesmo modo, os prelados espanhóis fizeram uma chamada, “em particular a todos os católicos da Espanha, à solidariedade fraterna na oração e à ajuda econômica ao povo haitiano através da Cáritas Espanhola e de outras instituições católicas, que já habilitaram, de forma urgente e generosa, diversos mecanismos de colaboração”.