O Arcebispo de Corrientes, Dom. Domingo Castagna, assinalou que as  tragédias de Buenos Aires e do Sudeste Asiático exigem que “nos aproximemos uns aos outros, em gestos de autêntica solidariedade, para acalmar a dor das feridas e dar  a fortaleza do espírito que todos necessitamos”.

O Prelado disse que “é impossível ensaiar explicações ou perseguir possíveis responsáveis”, e esclareceu que não se pode falar de castigo de Deus mas sim se trata dos riscos desafiantes da natureza ou de acidente ocasionados pela imprudência, a inadvertência ou a irresponsabilidade dos homens.

Dom. Castagna assinalou que “precisamos nos preparar para compartilhar nossas dores e gozos em atitude de solidariedade fraterna passando por cima das diferenças, sempre superáveis, e a deterioração causada pelo mal ainda ativo”.

“Não é um impossível o projeto cristão, nem sonhos irrealizáveis as esperanças de homens e mulheres desejosos de salvar ao mundo destas catástrofes”, assinalou o Arcebispo em sua reflexão semanal.

Dom. Castagna insistiu  que “é urgente unir esperanças, projetos e esforços”, mas indicou que para isso urge “superar o estado de inimizade que prolifera entre as pessoas e grupos, reeditado constantemente e, às vezes, agravado”.

“Ninguém perdoa  ninguém. Todos parecem atribuir responsabilidades a outros, sem incluir-se e constituindo-se em juizes intocáveis do resto da sociedade”, indicou o Prelado.