Com sentido de urgência a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Cáritas Brasileira  respondendendo ao pedido de Bento XVI lançaram hoje uma campanha de solidariedade com as vítimas do terremoto que atingiu o país caribenho, na noite do dia 12, vitimando milhares de pessoas, entre elas a fundadora da Pastoral da Criança, Drª Zilda Arns e outros 14 militares brasileiros. Assim, em ação conjunta a CNBB com a Cáritas Brasileira criaram a Campanha “SOS HAITI” para ajudar à população atingida pelo terremoto.

“Com esta campanha, a Igreja pretende fazer um apelo a todas as comunidades, paróquias, dioceses e a sociedade em geral para que organizem coletas em favor do povo haitiano, sugerindo que o dia 24 de janeiro, domingo, seja dedicado a orações pelas vítimas, reflexões e coletas em dinheiro”, informou a CNBB através do seu portal web.

O resultado da campanha brasileira SOS HAITI se integra a campanha mundial promovida pela Caritas Internacionalis em resposta ao chamado do papa Bento XVI para a solidariedade da Igreja ao povo haitiano, informou a CNBB em sua página oficial.

“Tanto mais urgente se apresenta agora o desafio da solidariedade, para um país que já vivia em condições de extrema precariedade. O apelo precisa ser respondido, sobretudo pelo Brasil, em vista de duas vinculações especiais que neste episódio ligam nosso país com o Haiti, primeiro é a presença do contingente do Exército brasileiro, segundo é o falecimento da doutora Zilda Arns”, foi o que expressou, dom Demétrio Valentine, bispo de Jales (SP), a respeito da urgência em ajudar o povo haitiano.

As doações em dinheiro podem ser depositadas nas contas bancárias abertas exclusivamente para a campanha e serão destinadas às ações de socorro imediato, reconstrução e recuperação das condições de vida do povo haitiano.

As contas para depósito são: Banco Bradesco, Agência: 0606 Conta Corrente: 70.000-2; Caixa Econômica Federal OP: 003, Agência: 1041 Conta Corrente: 1132-1; ou Banco do Brasil, Agência: 3475-4 Conta Corrente: 23.969-0. Para mais informações acesse o site da Cáritas Brasileira: www.caritas.org.br.

Dioceses brasileiras também se solidarizam

A arquidiocese de Belo Horizonte concentra esforços e investimentos em uma campanha de solidariedade que será realizada por suas instituições: Vicariato de Ação Social e Política (que tem entre as suas atividades sociais a Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa) e as paróquias.

A campanha é uma iniciativa que será realizada ao longo de todo este ano. Todos podem contribuir com qualquer quantia financeira na conta:  Banco do Brasil Agência: 3494-0 Conta Corrente: 24847-9, em nome do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política.Outras informações pelo site: www.arquidiocesebh.org.br.

O Cardeal Pedro Odilo Scherer, por sua parte, respondendo ao chamado do Papa a uma pronta solidariedade com esta nação realizou um chamado a todos na arquidiocese de São Paulo a formar um “mutirão de oferta em dinheiro a ser enviada aos nossos irmãos deste vizinho país”.
Para este fim a Cáritas Arquidiocesana abriu a seguinte conta bancária para receber doações: Banco Itaú, Ag. 0057, conta corrente: 17.627-3.
A carta do Cardeal Scherer pode ser vista na íntegra em:
http://www.arquidiocese-sp.org.br/noticias/2010/100114_carta_arquidiocese_terremoto_haiti.jpg.

O Haiti é o país mais pobre do continente americano e o 80 por cento da sua população vive abaixo do limiar da pobreza, com acesso a menos de dois dólares por dia. A capital alberga aproximadamente três milhões de pessoas, agrupadas em bairros de lata, enquanto os outros seis milhões de habitantes vivem dispersos pelo resto do país. O número de vítimas fatais do terremoto ainda não foi determinado.