O Pontifício Conselho Cor Unum deu a conhecer que, depois do chamado do Papa Bento XVI para que a comunidade internacional expresse de maneira efetiva sua solidariedade para com os afetados pelo terremoto no Haiti, a Igreja Católica já se encontra trabalhando ativamente por esta golpeada população.

Em um comunicado dado a conhecer hoje, este dicastério assinala que "como no passado com outras tragédias deste tipo, os católicos já estão pressentem com sua assistência concreta. Diversas agências católicas estão trabalhando e enviado pessoal, que foi solicitado de maneira particularmente urgente".

Seguidamente o comunicado assinala que "o Pontifício Conselho Cor Unum, em contato direto com o Catholic Relief Services (CRS), a agência humanitária internacional dos Bispos dos Estados Unidos, solicitou ao organismo coordenar os esforços de assistência nesta fase"

O pessoal, prossegue, "já no lugar, está constituído por mais de 300 membros ativos há um tempo no Haiti, têm experiência, a capacidade e os recursos do CRS. Isto permitirá uma pronta e eficaz coordenação dos esforços da Igreja que, em palavras do Papa Bento, devem ser generosos e concretos para sair ao encontro das necessidades de nossos irmãos e irmãs no Haiti".