Caritas Internationalis (CI) já organizou uma equipe de ajuda para colaborar com os danificados do terremoto que afetou o Haiti e que teria cobrado a vida de milhares de pessoas, incluindo cidadãos brasileiros.

Catholic Relief Services (um dos membros do CI nos Estados Unidos) está em contato com membros de seu pessoal destacado no Haiti. Seus escritórios locais estão ainda em pé e o pessoal presente na sede está a salvo. O pessoal do CRS descreveu o sismo como "um grande golpe, um golpe direto".

O Responsável pelo Serviço Humanitário da Caritas Internationalis, Alistair Dutton, que dirigirá a equipe que se desloque ao lugar da emergência, afirmou: "Há uma forte presencia da Cáritas no Haiti. Já sabemos que nosso pessoal distribuirá ajuda aos danificados pelo terremoto, como comida, material para refúgios, assim como consolo, através da rede diocesana e paroquial".

"Entretanto, será uma prioridade para a equipe da Caritas: levar adiante uma precisa avaliação de danos, enquanto nosso pessoal local seguirá distribuindo ajuda aos danificados. Caritas dirige mais de 200 hospitais e dispensários médicos no Haiti. Além disso, temos experiência e preparação para responder a catástrofes humanitárias, como resultado dos freqüentes furacões registrados no Caribe".

Dutton explica que em que apesar das "dificuldades nas comunicações com nosso pessoal no terreno, pudemos ter uma idéia da situação desesperada que sofre a população, em um dos países mais pobres do hemisfério ocidental. O conflito, as recentes catástrofes naturais e a pobreza, deixaram ao país com infra-estruturas escassas e será difícil trabalhar nesse contexto".

Mais informação: nicholson@caritas.va 

Para doações, ingresse em: https://secure.caritas.org/donation.aspx?DonationTo=E&Emergency=26