Na Audiência Geral desta manhã o Papa Bento XVI pediu à comunidade internacional ajuda urgente para a população do Haiti, o país mais pobre do continente, que ontem foi golpeada por um sismo de 7 graus na escala Richter e que deixou como saldo um número ainda não determinado de vítimas.

"Desejo –disse o Santo Padre– dirigir um chamado pela dramática situação em que se encontra o Haiti. Meu pensamento vai, em particular, à população duramente golpeada, há poucas horas, por um devastador terremoto, que causou graves perdas em vidas humanas, um grande número de danificados assim como abundantes danos materiais" e cujo epicentro se localizou muito perto da capital, Porto Príncipe, cidade que ficou virtualmente em escombros.

Por isso, o Pontífice convidou a todos "a unirem-se à minha oração ao Senhor pelas vítimas desta catástrofe e por aqueles que choram seu desaparecimento. Asseguro minha proximidade espiritual aos que perderam seus lares e a todas as pessoas provadas de diversos modos por esta grave calamidade, implorando a Deus o consolo e alívio em seu sofrimento".

"Faço um chamado à generosidade de todos, para que não falte a estes irmãos e irmãs que vivem um momento de necessidade e dor, nossa concreta solidariedade e o efetivo sustento da Comunidade Internacional".

A Igreja Católica, concluiu Bento XVI, "não deixará de ficar a trabalhar imediatamente para que através de suas instituições de caridade possa sair ao encontro das necessidades mais imediatas da população".