Ao receber 150 participantes no sínodo das eparquías ítalo-albanesas de rito bizantino na Itália, o Papa João Paulo II destacou a tradição espiritual e litúrgica deste rito católico oriental, e animou seus membros a testemunhar o Evangelho.

Falando com os participantes do Sínodo “Comunhão e anúncio do Evangelho”, o Pontífice  assinalou que “suas realidades eclesiásticas, herdeiras de um patrimônio espiritual comum, estão chamadas a testemunhar a unidade da mesma fé em contextos sociais diversos”.

O Santo Padre destacou além disso que o sínodo pôs o acento “em temas essenciais como a catequese e a mistagogia para o adequado crescimento espiritual de todo o povo de Deus. achou, além disso, caminhos teológicos e ascéticos para a preparação do clero e dos membros dos Institutos de vida consagrada”.

O Papa também os animou a “responder de forma eficaz aos desafios crescentes da secularização”.

O Santo Padre se referiu depois à beleza do rito bizantino, das orações eucarísticas e da celebração dos sacramentos, sublinhando que “toda a liturgia e o culto divino com seus ricos hinos, constituem um veículo poderoso de catequese para o povo cristão”.

“Vos alento –concluiu o Papa- a prosseguir seus contatos, graças à tradição litúrgica comum, com as Igrejas ortodoxas desejosas também elas, de glorificar o único Deus e salvador”.