Depois dos recentes ataques anti-cristãos no Egito, o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, alentou a valorizar o aporte das comunidades cristãs neste país majoritariamente muçulmano, assim como a respeitar seu direito à liberdade religiosa.

O Cardeal vaticano exortou a que, depois destes fatos, possa-se "retomar uma relação positiva de convivência, colaboração, diálogo e respeito das crenças de cada um, sobre tudo quando se trata de comunidades radicadas há muito tempo".

Depois de ressaltar que os cristãos coptos atacados na localidade de Nagaa Hamadi, constituem uma comunidade "que contribuiu ao desenvolvimento e a história do Egito", o Cardeal Bertone reafirmou "o direito fundamental à liberdade religiosa e sobre tudo a valoração da contribuição que as comunidades cristãs dão ao desenvolvimento da sociedade em que vivem".

Esta contribuição, explicou, "é reconhecida por todos inclusive os não-cristãos, e por chefes de estado muçulmanos, sobre tudo nas áreas da educação e a assistência social. Queremos restabelecer uma relação positiva que seja garantia de cada uma e todas as comunidades".