Em uma entrevista concedida ontem à emissora católica italiana “Telepace”, o Cardeal Pio Laghi, Ex-núncio Apostólico nos Estados Unidos, assinalou que Presidente norte-americano George W. Bush se equivocou ao acreditar que a intervenção no Iraque seria “rápida”.

O Cardeal Laghi, Prefeito emérito da Congregação para a Educação Católica, foi enviado pelo Papa João Paulo II para convencer o Presidente Bush de não iniciar uma guerra no Iraque e optar por continuar com o diálogo diplomático.

Durante seus dias como Núncio nos Estados Unidos, o Cardeal Laghi cultivou uma amizade com o Presidente George Bus , pai do atual Presidente.

“Quando fui a Washington como enviada do Papa justa antes do início da guerra no Iraque, (Bush) disse-me: ‘Não se preocupe Eminência. Seremos rápidos e as coisas sairão bem’”, disse o Cardeal Laghi em relação à conversação que sustentou com o Bush na Casa Branca em 5 de março de 2003.

“Infelizmente –disse o Cardeal ao Telepace- os fatos demonstraram que as coisas tomaram um curso diferente: nem rápidas nem favoráveis”. “Bush se equivocou”, concluiu o Cardeal.