O Papa Bento XVI recordou sua peregrinação a Terra Santa, e fez um chamado a que o direito à existência do Estado de Israel seja reconhecido por todos e que se respeite "o direito do Povo Palestiniano a uma pátria soberana e independente, a viver com dignidade e a deslocar-se livremente ", ao mesmo tempo que pediu pela paz na região e em todo mundo.

Em seu discurso ao corpo diplomático perante a Santa Sé, o Santo Padre também pediu proteger "a identidade e o caráter sagrado de Jerusalém, a sua herança cultural e religiosa, cujo valor é universal. Só assim poderá esta cidade única, santa e atribulada ser sinal e antecipação da paz que Deus deseja para toda a família humana".

Bento XVI também alentou "os governantes e os cidadãos do Iraque a superarem as divisões, a tentação da violência e a intolerância, para construírem juntos o futuro do seu país ".

As comunidades cristãs, disse logo, "querem prestar a sua colaboração, mas para isso é preciso que lhes seja assegurado respeito, segurança e liberdade. O Paquistão foi também duramente fustigado pela violência nestes últimos meses, e alguns episódios visaram diretamente a minoria cristã. Peço que se faça o possível para que tais agressões não se repitam mais e que os cristãos possam sentir-se plenamente integrados na vida do seu país".

"Por outro lado, deixar de mencionar o deplorável atentado de que acaba de ser vítima a comunidade copta egípcia nestes últimos dias, precisamente quando ela festejava o Natal. Relativamente ao Irão, espero que, através do diálogo e da colaboração, se encontrem soluções compartilhadas, tanto a nível nacional como no plano internacional. Ao Líbano, que superou uma longa crise política, desejo que prossiga pelo caminho da concórdia".

O Papa também expressou seu desejo que as Honduras, depois de um tempo de incerteza e agitação, se encaminhe novamente para uma normalidade política e social.
“E desejo que venha a suceder o mesmo na Guiné e em Madagascar, com a ajuda efetiva e desinteressada da comunidade internacional", concluiu o Pontífice.