Nove bispos de todo o país chegaram à localidade de Jimaní, Independência, uma das mais atingidas pelas inundações da semana passada, para celebrar uma Missa pelas vítimas da tragédia junto a todos os sacerdotes da zona.

A Missa foi celebrada no Parque Central de Jimaní pelo Arcebispo de Santo Domingo, Cardeal Nicolás López Rodríguez, e foi dedicada especialmente aos mais de 400 residentes mortos no domingo, 24 de maio, pelo transbordamento do rio Blanco.

Em sua homilia, o Purpurado pediu aos familiares dos falecidos  “deixar que o coração chore” e disse que “é um processo lento acostumar-se com a idéia,  saber que os seres que amamos não estão”.

“Quero dizer a estas pessoas que estão chorando seus seres queridos e os choram com toda legitimidade, com todo direito, dizer que o Senhor os vê com compaixão. Jamais podemos entender por que essas coisas acontecem e como Deus permite”, indicou.

Entretanto, lembrou que a Igreja está com os que sofrem e que Deus os acompanha. Asseguramos que poucas realidades humanas têm tanta iluminação nas páginas bíblicas como a própria morte, indicou.

Também leu uma mensagem de solidariedade enviado pelo Papa João Paulo II.

Previamente, o Cardeal López Rodríguez agradeceu os gestos solidários da comunidade internacional como dos próprios dominicanos.

Por sua vez, o Bispo de Barahona, Dom Rafael Felipe Núñez, pediu às autoridades  “canalizar e murar a parte do rio que margei a cidade para prevenir futuras desgraças”.