Este meio-dia milhares de fiéis e originais se deram entrevista na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus com o Papa Bento XVI, quem depois de ter administrado o batismo a algumas crianças na Capela Sistina recordou que por este sacramento chegamos a ser verdadeiramente filhos de Deus.

“O Batismo sugere muito bem o sentido global das Festas natalícias, nas quais o tema de ser filhos de Deus graças à vinda do Filho unigênito à nossa humanidade constitui um elemento dominante. Ele se fez homem para que possamos nos tornar filhos de Deus”, disse o Pontífice.
 
O Papa aprofundou no sentido do Batismo afirmando também “o estupendo mistério que constitui nosso ‘segundo nascimento’ –o nascimento de um ser humano do alto, de Deus– se realiza e se reassume no signo sacramental do Batismo”.

“Com tal sacramento –continuou– o homem chega a ser realmente filho, filho de Deus. Após, o fim de sua existência consiste no alcançar em modo livre e consciente aquilo que desde o início recebeu como dom. Assim inicia o cristão seu caminho de crescimento na fé que o levará a invocar conscientemente a Deus como ‘Abba - Pai’, a dirigir-se a Ele com gratidão e a viver a alegria de ser seu filho”.

Mais adiante o Santo Padre se referiu também à dimensão social do Batismo, afirmando que deste “deriva um modelo de sociedade: a sociedade dos irmãos. A fraternidade não se pode estabelecer mediante uma ideologia, menos ainda pelo decreto de algum poder constituído. Reconhecemo-nos irmãos a partir da humilde, mas profunda consciência do próprio ser filhos do único Padre celeste”.

“Como cristãos –prosseguiu– temos nas mãos o dom e o compromisso de viver como filhos de Deus e como irmãos para ser como a ‘levedura’ de uma humanidade nova, solidária e rica de paz e de esperança. Nisto nos ajuda a consciência de ter, além de um Pai nos céus, também uma mãe, a Igreja, da qual a Virgem Maria é o perene modelo”.

Seguidamente o Papa rezou o Ângelus dominical, saudou em distintos idiomas aos pressente e repartiu sua Bênção Apostólica.

Após a oração mariana, o Santo Padre saudou em várias línguas os diversos grupos de fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro e os convidou a renovar com alegria e convicção as promessas realizadas no Batismo e serem no mundo discípulos e missionários de Cristo, levando a luz do Evangelho a todos os âmbitos da sociedade, através da palavra e do exemplo, segundo a informação difundida pela Rádio Vaticano.