O Arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, chamou o governo e  outros setores da sociedade, a deixar de lado a soberba e a violência para enfrentar os problemas que afligem o país.

Durante sua homilia do domingo, o Cardeal se referiu a recente convulsão social desatada pela alta de combustíveis, decretado pelo governo e que provocou além disso uma marcha de protesto em Santa Cruz de la  Sierra que terminou em violência.

O Cardeal Terrazas assinalou que cada vez que há um conflito na Bolívia, “aparecem oito milhões de especialistas” que nunca ficam de acordo, pois “cada um dispara onde pode” sem acertar o alvo.

O Arcebispo criticou a atitude do governo de ditar a alta de combustíveis antes do ano novo, criando “maior mal-estar nos cidadãos”. Mas também foi enfático em assinalar que a violência não é o meio indicado para protestar e pedir explicações pelas medidas que se tomam.

“Estamos em uma situação de soberba, que se pode perceber em todas partes, e com soberba não se ama o povo e tampouco se pode manipular aos simples e aos humildes, porque isso seria uma vez mais atropelar sua dignidade”, afirmou o Cardeal.

Em outra passagem de sua homilia, indicou que os problemas existentes  devem ser enfrentados, “já que relegá-los ou desconhecê-los” só farão com  “que amanhã possam duplicar ou triplicar”.

O Arcebispo criticou que nunca se busque uma solução sólida e que mas bem se ande em “meias verdades” que isso só faz com “que nosso povo se canse”.

Advertiu que quando isto acontece, o povo “esquece o horizonte de Deus, porque vai a tantos humanos que desprezam sua dignidade que pode chegar a coisas que não quiséssemos que acontecesse em nosso país”.

O Cardeal Terrazas recordou que Cristo veio promover a justiça mas não com a violência. Exortou a procurar “essa liderança e abertura do Senhor que não veio a procurar seu próprio bem, mas sim ma cumprir a vontade do Pai”, a qual “todos estamos convocados a cumpri-la”.