Em sua mensagem com ocasião do Ano Jubilar de Compostela, o Papa Bento XVI anima aos fieis a peregrinar a Santiago de Compostela na Espanha, para que obtenham a graça de que Deus entre em seus corações e sejam assim testemunhas de que Cristo vive e “é nossa esperança imperecível de salvação”.

Na mensagem enviada ao Arcebispo de Santiago de Compostela, Mons. Julián Barrio, o Santo Padre aponta que o lema deste novo Ano Jubilar de Compostela, "Peregrinando para a luz", assim como a carta pastoral para esta ocasião, "Peregrinos da fé e testemunhas de Cristo ressuscitado", segue “fielmente esta tradição e a propõem novamente como um chamado evangelizador aos homens e mulheres de hoje, recordando o caráter essencialmente peregrino da Igreja e do ser cristão neste mundo".

"Aberto à surpresa e a transcendência, o peregrino se deixa instruir pela Palavra de Deus, e deste modo vai decantando sua fé de aderências e medos infundados. Assim fez o Senhor ressuscitado com os discípulos que, atordoados e desalentados, iam a caminho de Emaús", acrescenta Bento XVI.

O Santo Padre pede então a Deus que "acompanhe aos peregrinos, que se dê a conhecer e entre em seus corações. Esta é a verdadeira meta, a graça, que o mero percurso material do Caminho não pode alcançar por si só, e que leva ao peregrino a converter-se em testemunha ante os demais de que Cristo vive e é nossa esperança imperecível de salvação".

"Neste Ano Santo, em sintonia com o Ano Sacerdotal, um papel decisivo corresponde aos presbíteros, cujo espírito de acolhida e entrega aos fiéis e peregrinos deve ser particularmente generoso", acrescenta o Papa.

Por isso exorta aos sacerdotes a que se prodigam "na administração dos sacramentos da Penitência e da Eucaristia, pois o mais buscado, o mais apreciado e característico do Ano Santo é o perdão e o encontro com Cristo vivo".

O Papa expressa depois sua "especial proximidade aos peregrinos que chegam e seguiram chegando a Santiago" e lhes convida a "que guardem as sugestivas experiências de fé, caridade e fraternidade que encontrem em sua marcha, que vivam o Caminho sobre tudo interiormente, deixando-se interpelar pelo chamado que o Senhor faz a cada um deles".