O Cardeal Sean Brady, Arcebispo de Armagh e Primado da Irlanda, sublinhou que a Igreja neste pais vive um de seus “momentos mais críticos e difíceis” diante da Catedral de St. Patrick que estava aglomerada de pessoas, na Missa de exéquias do Cardeal Cahal Brendan Daly, que faleceu no dia 31 de dezembro com 92 anos.

Referindo-se ao escândalo dos abusos sexuais por parte de alguns membros do clero dados a conhecer recentemente, o Cardeal Brady apontou que “tudo isto suscitou entre os fiéis indignação e raiva justificada e danificou profundamente a confiança na integridade dos líderes da Igreja. Ninguém pode colocar em dúvida que a Igreja Católica na Irlanda está vivendo um momento crucial na sua história. O único modo para uma autêntica renovação é o serviço humilde ao povo de Deus”.

O Cardeal também disse que a reconstrução da confiança entre os fieis é então uma tarefa prioritária que exige “fazer as coisas que permitam que as crianças estejam seguras em todo momento e em cada ambiente da Igreja. Isto requerirá o esforço para completar o caminho do Cardeal Daly, e trabalhar com as autoridades civis y todas as comunidades paroquiais para garantir uma melhor práxis, a cooperação e a responsabilidade pela tutela das crianças em todas as atividades da Igreja”.