Enquanto o Congresso brasileiro debate há pelo menos um ano um projeto de lei para permitir pesquisas com células estaminais embrionarias, o presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Geraldo Majella, denunciou que existem alguns cientistas que “vendem ilusões a uma lista de portadores de doenças graves, como se, aprovada a lei, imediatamente pudessem fazer terapias eficazes”.

“O descobrimento das chamadas células tronco foi uma conquista da ciência, mas também existem cientistas que por interesses comerciais vendem ilusões sobre futuros tratamentos”, advertiu o Prelado.

Dom. Majella aprovou a pesquisa a partir de células tronco adultas –que segundo as últimas demonstrações científicas são mais eficazes para enfrentar e curar doenças– e qualificou como um “horror” o desenvolver embriões fertilizados in vitro para serem utilizados com fins “terapêuticos” e que podem ser descartados ou jogados no lixo.

“É mais um dos horrores produzidos nesse ambiente de sofisticação tecnológica, que mobiliza grandes recursos e proporciona lucros fabulosos”, acrescentou o Prelado.