A Sala de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer hoje uma declaração para a tutela da figura do Papa no qual precisa que tudo o que se refere à pessoa ou o ministério do Santo Padre assim como o uso da denominação "Pontifício" ou "Pontifícia", deve contar com a autorização expressa da Santa Sé.

O texto dado a conhecer esta manhã em italiano, francês, inglês, alemão espanhol e português, constata que "sobre tudo ao longo destes últimos anos, pôde-se constatar o crescente afeto e estima cordial de muitos em relação aos Supremos Pontífices, a quem alguns desejam lhes dedicar instituições universitárias, escolares ou culturais, assim como associações, fundações ou outras entidades".

Tendo em conta esta situação, explica a declaração, "declara-se que compete exclusivamente à Santa Sé a legitimidade de tutelar em todas as formas o devido respeito aos Sucessores do Pedro e, portanto, de proteger sua figura e sua identidade pessoal daquelas iniciativas que usem sem autorização o nome e/ou o escudo dos Papas para fins e atividades que em pouco ou nada se relacionam com a Igreja Católica".

Em efeito, indica o texto, "às vezes, com o uso de símbolos e logotipos eclesiásticos ou pontifícios, o que se pretende é dar credibilidade e autoridade moral ao que se está promovendo ou organizando".

Por isso, conclui a declaração, "tanto o uso do que se refere diretamente à pessoa ou ao ministério do Supremo Pontífice (nome, imagem e escudo), como da denominação 'Pontifício/Pontifícia', deve contar com a autorização expressa e prévia da Santa Sé".