O Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Angelo Bagnasco, respirou a superar o clima atual de "ódio político" que se vive no país, em uma recente Eucaristia em vésperas do Natal à que assistiram numerosos parlamentares.

Depois do ataque sofrido pelo Primeiro-ministro Berlusconi e em meio de um aquecido cenário político, o Cardeal animou a que se reze "para que os novos mestres da suspeita e do ressentimento deponham as palavras violentas que, ao ser repetidas, ressuscitam sombras e monstros do passado".

Na Eucaristia que presidiu na Igreja São Gregório Nacianceno, o também Arcebispo de Gênova recordou que a "mensagem de Natal retorna em toda sua beleza e urgência. De fato exige respeito ante o clima que estamos vivendo como país. O ambiente de ódio pessoal envenena a política, fomenta a agressão e desemboca em graves e inaceitáveis episódios de violência".

O Cardeal Bagnasco ressaltou também que "sem uma evidente, honesta e concreta mudança se alimenta o sentido de insegurança, diminui a confiança nas instituições, desalenta-se a participação na vida do país e se debilita a coesão social".

Para o Cardeal, "o povo está cansado e não merece isto" e, entretanto "não desiste da confiança e do esforço na família, no trabalho, na sociedade. Nosso povo merece o melhor de todos e de seus responsáveis".

O Presidente da CEI explicou que isto constitui um patrimônio que não deve desperdiçar-se nem ofuscar-se "diante de sectarismos que não têm nada a ver com o diálogo cultural, político e social. O primeiro busca construir, o segundo busca destruir".