Os bispos da Subcomissão para a Família e a Defesa da Vida da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), chamaram os pais a exercerem seu direito e dever de formar os filhos em virtudes, valores e na transmissão da fé diante da "emergência educativa" e a tentativa do Governo de impor uma determinada educação moral.

"O Santo Padre falou que uma ‘grande emergência educativa’, confirmada pelos fracassos nos que com muita freqüência desembocam nossos esforços por formar pessoas sólidas, capazes de colaborar com outros e de dar sentido à própria vida", advertiram os bispos com motivo da próxima Jornada da Família a ser realizada em 27 de dezembro.

O texto advertiu sobre os "recentes atos de violência juvenil" e a inquietude de alguns pais ante a injusta interferência do Governo no sistema educativo, "ao pretender impor uma determinada educação moral, suplantando assim uma responsabilidade que só compete a eles".

Por isso, frente ao problema da violência e a necessidade de guiar as jovens gerações para que encontrem o sentido para suas vidas, os bispos convidaram os pais a que formem os seus filhos nas virtudes e na fé.

"O passo para uma liberdade amadurecida requer que os filhos sejam capazes de escolher, nas múltiplas circunstâncias de sua vida ordinária, aqueles bens concretos que possibilitem ir construindo sua vida no amor. Requer-se, portanto, uma adequada educação nas virtudes para que os filhos adquiram os hábitos que formem seu caráter e inclinem permanentemente sua liberdade à verdade", indicaram.

Entretanto, recordaram a importância do testemunho moral dos próprios pais e um acompanhamento intenso, "dedicando o tempo necessário para ajudar a seus filhos a discernir a verdade".

Do mesmo modo, assinalaram que a formação dos filhos na fé é uma missão insubstituível dos pais, "já que eles são os primeiros transmissores da fé e os custódios do crescimento da vida recebida no batismo".

A educação dos filhos, advertiram, é uma responsabilidade que "não pode ser delegada a outras instituições que, longe de suplantar a missão educativa dos pais, devem-se pôr a seu serviço".

"Os pais não podem deixar a tarefa educativa em mãos do Estado ou dos distintos centros educativos", indicaram os prelados, que chamaram a envolver-se "no projeto educativo do colégio".

Finalmente os convidaram a seguirem o exemplo da Família de Nazaré e a confiar na graça que receberam no sacramento de Matrimônio para, que em meio aos sacrifícios, "eduquem seus filhos na fé e no amor".