Em seu discurso em francês à delegação de Vallonia, Bélgica, chegada a Roma para fazer entrega do tradicional abeto de Natal que adorna a Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI explicou que assim como esta árvore luminosa, o homem também deve testemunhar com sua vida a "a verdadeira Luz que vem a este mundo" feita carne no Menino Jesus.

Em suas palavras, o Santo Padre explicou que "no bosque, as árvores estão perto umas das outras e cada uma delas contribui a fazer do mesmo um lugar cheio de sombras, escuro às vezes".

"Vocês –continuou– dentre uma multidão deles, escolheram um abeto majestoso que oferecem hoje e que está iluminado e coberto de decorações cintilantes que parecem ser frutos maravilhosos. Ao deixar sua vestimenta sombria por uma fulgurante, transfigurou-se e se converte em um portador de uma luz que não é só isso mas que dá testemunho da verdadeira Luz que vem a este mundo".

O Papa disse logo que "o destino desta árvore é comparável ao dos pastores: velando nas trevas da noite, vêem-se iluminados pela mensagem dos anjos. A sorte desta árvore é comparável assim à nossa, que estamos chamados a levar os bons frutos para manifestar que o mundo foi verdadeiramente visitado e redimido pelo Senhor".

Bento XVI ressaltou também que "revestido da base, este abeto manifesta, à sua maneira, a presença do grande mistério presente no singelo e pobre lugar de Presépio. Aos habitantes de Roma, a todos os peregrinos, a todos que chegam à Praça de São Pedro através da televisão do mundo inteiro, ele proclama a vinda do Filho de Deus".

Através dele, prosseguiu o Papa, "o chão de sua terra e a fé das comunidades cristãs de sua região saúdam o Menino Deus, Ele que veio fazer novas todas as coisas e a chamar todas as criaturas, das mais humildes até as mais elevadas, a entrarem no mistério da Redenção e associá-las a ele".

Finalmente e depois de recordar que a luz da fé já brilha na Bélgica e que devem seguir iluminando-a com cada vez mais força, o Santo Padre agradeceu novamente pelo presente do tradicional abeto e exclamou: "Que o Senhor os abençoe, assim como a sua região e toda a Bélgica!"