Ao iniciar neste domingo a campanha “Cooperação diocesana” para o sustento da diocese de León, o Bispo local, Dom. José Guadalupe Martin Rábago, fez um chamado à generosidade e recordou a seus paroquianos que “todos somos responsáveis pela vida da Igreja”.

Com a frase “Compartilha o que Deus te deu” a diocese iniciou a campanha com a repartição de mil envelopes durante as Missas dominicais onde se explicou como estará organizada a colaboração este ano.

O Prelado recordou que no ano de 2004 foi arrecadado apenas 1 milhão 800 mil pesos em esmolas, “o que não é nem um peso por habitante”; e explicou que o Dízimo passou a chamar-se “cooperação diocesana” não só por uma mudança de nome “mas também de significado, porque o dízimo significada dar a décima parte das lucros que tinham as pessoas, e quando estamos falando de uma cooperação diocesana, estamos falando de uma contribuição que é muito mais reduzida”.

“Apelamos à generosidade da gente e não estamos reclamando nem estamos ameaçando; estamos simplesmente dizendo o que lhes pedimos e confiamos em sua generosidade”, afirmou o Bispo.

Do mesmo modo, o também Presidente da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) expressou sua confiança na generosidade das pessoas. “Viveremos com o que tenhamos. Estamos certos de que não morreremos de fome, porque as pessoas não nos deixam morrer de fome, sempre foi próxima, e de sua pobreza contribuem para nossas necessidades”.

Finalmente, o Prelado explicou que o arrecadado será  utilizado para gastos de atendimento médica a sacerdotes mais idosos, devido a que não têm um plano médico; para apoiar na construção de templos em zonas pobres e para apoiar as comissões diocesanas.

Por sua vez, o Pai José Salomé Lemus, Reitor da Catedral, explicou que a campanha estabelece que todos aqueles trabalhadores que percebam mais de dois salários mínimos diários deverão oferecer um dia de seu salário ao ano. Os assalariados que  ganharem mais de dois salários mínimos, os profissionais, comerciantes, industriais, proprietários e agricultores, oferecerão um dia de seus lucros e rendas; e os que recebem menos de dois salários mínimos darão o que puderem.