O Núncio Apostólico no Iraque e Jordânia, Dom Francis Chullikat, exigiu a imediata intervenção das autoridades locais para "garantir a necessária segurança à minoria cristã", depois dos ataques a duas igrejas na cidade de Mosul.

Em declarações à agência SIR, o Prelado assinalou que "o recrudescimento da violência que viu hoje duas Igrejas golpeadas em Mosul, deve ser confrontada pelas autoridades do país que sempre afirmaram que nestes casos interviriam imediatamente para garantir a segurança dos cristãos, que sendo uma minoria, têm o direito de solicitar o amparo".

Por isso, assegurou, "é urgente que as autoridades, do modo mais justo e imediato, dêem garantias e segurança aos cristãos para que possam viver em paz e segurança no país. Isto se faz mais necessário nas vésperas do Natal, com as Igrejas cheias de fiéis que querem celebrar esta Solenidade com entusiasmo".

Depois de explicar que os cristãos são a minoria "mais exposta e fácil de atacar porque não têm nenhum tipo de amparo, pois não têm tropas nem estruturas de segurança", o Núncio recordou que quem acredita em Cristo "respondem à violência com a esperança e o bem".

"Permaneceremos fiéis a esta missão com a consciência de estar com toda a Igreja com o Papa. As autoridades iraquianos e os fiéis, sabem quanto o Pontífice se solidariza com o sofrimento do Iraque e sua minoria cristã".