O Papa Bento XVI recordou a importância de anunciar "com renovado entusiasmo e audácia a mensagem perene do Evangelho em uma sociedade que não é imune das tentações da secularização, do hedonismo e o relativismo”.

Ao receber aos prelados da Conferência de Bispos Católicos da Bielorrússia ao final de sua visita "ad limina", o Pontífice explicou que estas tentações estão demonstradas nos problemas da queda de natalidade, da fragilidade das famílias e da ilusão de fazer fortuna fora da própria terra”.

Ante isto, disse que os pastores têm a tarefa urgente "evidenciar a força da fé, uma fé radicada em uma sólida tradição para contribuir a preservar a profunda identidade cristã da nação, no diálogo respeitoso com as outras culturas e religiões".

O Papa pediu aos prelados bielorrussos prestar “a máxima atenção na hora de elaborar programas e promover métodos pastorais cada vez mais adequados, e fazer o mesmo quando se trata de pôr em prática as decisões da Conferência Episcopal. Esse testemunho renovado de unidade, além de favorecer o anúncio do Evangelho, redundará em benefício da relação com as autoridades civis e, particularmente, das relações ecumênicas".

Do mesmo modo, considerou que hoje se vive “uma sorte de emergência” na educação, um setor no qual “é necessário multiplicar os esforços para oferecer, em primeiro lugar, às novas gerações, uma formação válida".

O Santo Padre se referiu em especial aos candidatos ao sacerdócio, pedindo aos bispos que se assegurassem de que "recebam uma formação espiritual e teológica sólida e rigorosa e sejam guiados adequadamente na hora de efetuar uma verificação séria e profunda da chamada divina. A situação atual de nossa sociedade requer um discernimento particularmente atento".

"Além disso, se deve ter sempre presente -acrescentou- que o Senhor os chama, como pastores da Igreja, ou seja, discernir todo ministério destinado à edificação do corpo eclesiástico, também de tipo leigo, cultural e civil, para que todos contribuam ao crescimento do Reino de Deus na Bielorrússia, no espírito de uma comunhão real e verdadeira, recordando os valores cristãos que contribuíram de modo decisivo na construção da civilização européia".