O Arcebispo de Pamplona e Bispo de Tudela, Dom Francisco Pérez, pediu hoje que não se faça do Natal "uma pura máscara" por "culpa do materialismo e o consumismo" que, conforme manifestou, "esvaziou o sentido profundo do Natal".

Em uma carta escrita com motivo da chegada do Natal, Dom Pérez recorda que esta é "um encontro com Deus que segue fazendo-se presente entre nós" e assegurou que uma das coisas que mais lhe preocupam é "a de ter esvaziado, por culpa do materialismo e do consumismo, o sentido profundo do Natal".

O Arcebispo da Pamplona pôs de relevo que o Natal "não é adornar as casas e alegrar a vida com um pouco mais de comida deliciosa, nem colocar a saudade nos corações" e pediu que "deixemos que a graça que recebemos no dia de nosso batismo brilhe mais em nosso afazer e atuar de cada dia" durante as festas natalinas.

Na opinião de Dom Pérez, "cada um tem que construir seu Natal e abrir as portas para deixar que seja o amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo, quem vitaliza todo o ser da pessoa humana e da mesma criação", e insistiu na idéia de que "não há Natal sem caridade, não há Natal sem deixar lugar em nosso interior para Deus, nem se vivermos de costas para as leis de Deus e se não se respeita a vida desde o momento de sua concepção até o final da existência".

Finalmente, o Arcebispo de Pamplona desejou aos diocesanos "a paz em suas vidas e em suas famílias que é o fruto amadurecido do Natal" e felicitou a todos pelas festas natalinas. "Sem a família não existe alegria, canto e amor", concluiu.