Como uma mostra do aumento da devoção eucarística na capital peruana, foi apresentado no Seminário Santo Toribio de Mogrovejo o livro "Lima, cidade eucarística", uma recopilação fotográfica das principais igrejas e capelas de Adoração ao Santíssimo que se construíram, renovaram e remodelaram na Arquidiocese na última década.

O Bispo Auxiliar de Lima e promotor da obra, Dom Adriano Tomasi, afirmou que o livro mostra o trabalho pastoral realizado na Arquidiocese para aumentar a devoção à Santíssima Eucaristia e conta com entrevistas ilustrativas do Papa Bento XVI sobre este tema.

A obra também recolhe fotografias inéditas de festividades religiosas como a procissão do Senhor dos Milagres, Corpus Christi e Semana Santa.

Por sua parte, o Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, destacou a importância do livro e indicou que desde que "assumi a tarefa como Pastor da Arquidiocese pus meu maior carinho e esforço em que nossa querida Arquidiocese seja cada vez mais uma cidade Eucarística. Agradeço aos sacerdotes pela sua colaboração nesta tarefa".

Nesse sentido, alentou os sacerdotes e religiosos a renovarem o amor para este Sacramento porque "o começo deste renascer vocacional em todas as casas religiosas e o seminário se dá à raiz do amor a Jesus na Eucaristia".

"A Igreja vive da Eucaristia. Devemos cuidar com ternura e respeito essa urbanidade e normas de amor ao Jesus na Eucaristia", recordou o Cardeal, que afirmou que os frutos se verão "na medida em que os fiéis tenham um maior carinho e respeito pelo corpo de Cristo".

“Este impulso que a Arquidiocese de Lima tem ao redor da Eucaristia vai ter no próximo mês de maio (de 2010) um momento extremamente importante no Congresso Eucarístico e Mariano. Será um momento de graça muito importante que marcará a programação de todos os projetos pastorais nos seguintes anos. Será bastante numeroso para que o país se comova”, disse.

Finalmente, chamou os sacerdotes a permanecerem diante do Santíssimo e dedicarem tempo às confissões, porque "nunca há tanto que ser feito" para se descuide ambos os aspectos, importantes para a vida da Igreja.

"Lima, cidade eucarística" pode ser revisão em formato PDF e no ISSUU da página Web: http://www.arzobispadodelima.org/limaciudadeucaristica/