O Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, constituiu os tribunais para a causa de beatificação e canonização da Serva de Deus Irmã Martha María do Sagrado Coração e do leigo e empresário Enrique Shaw.

O tribunal da religiosa estará integrado pelo presbítero Luis Marcelo Carballo, juiz delegado; o presbítero César Salvador Sturba, promotor de Justiça; e a doutora Inês L. De Villola Autran, notária.

Para a causa de Enrique Shaw, o Cardeal Bergoglio, nomeou como perito teólogo o presbítero Alejandro Carlos Llorente.

Martha María Sara Clara do Sagrado Coração de Jesus Pereyra Yraola Ayerza –seu nome completo segundo a certidão de batismo– nasceu em Buenos Aires em 26 de agosto de 1913. Era a sexta filha do matrimônio composto pelo Martin Pereyra Yraola e Esther Ayerza.

Depois de receber a comunhão em 1920, logo depois de ser preparada por sua mãe e o Padre Carlos Sampay, concluiu seus estudos no Colégio Sagrado Coração. Ali descobriu sua vocação religiosa e logo depois de realizar seus primeiros votos na congregação fundada pela Santa Madalena Sofía Barat, deu aulas e foi ajudante do noviciado.

Suas companheiras a recordam por “sua bondade, amor Mariano e serviço incondicional” aos mais pobres.

Morreu em 25 de agosto de 1998, um dia antes de completar 85 anos, na “casa grande” que as religiosas têm no bairro de Almagro.

Enrique Ernesto Shaw nasceu em Paris de pais argentinos em 26 de fevereiro de 1921, sendo levado posteriormente à  Argentina em 1923. Com a  morte de sua mãe, em 1925, seu pai, que não era católico praticante, decide confiar a educação de seu filho ao sacerdote sacramentino Pedro Goycochea, cumprindo com a promessa que fez à sua esposa.

Seus estudos foram concluídos no  Colégio de La Salle, sobressaindo-se por seu talento e pelos sinais que dava de profunda fé. Em seguida, aos 14 anos, ingressou na Escola Naval Militar, convertendo-se no graduado mais jovem na história de tal instituição.

Em 1943, Enrique Ernesto contraiu matrimônio com Cecilia Bunge. Mais tarde chegaria aos Estados Unidos, enviado pela Marinha de Guerra para estudar Meteorologia. Naquele país ingressou como executivo das Cristalerías Rigolleau, conhecendo ao mesmo tempo um sacerdote que foi introduzindo na evangelização da classe empresarial.

Já comprometido com a missão evangelizadora, Enrique retorna à  Argentina e se incorpora à Ação Católica e ao Movimento Familiar Cristão. Em 1946 o Episcopado lhe encomendou organizar a ajuda a Europa depois da Segunda guerra mundial, enquanto paralelamente, Shaw se reunia com empresários amigos em procura de “ser mais e melhores cristãos”.

É então quando funda ACDE, iniciando um ativo serviço a favor da evangelização dos empresários. Em pleno serviço da evangelização, descobre um câncer em etapa avançada, algo que não foi impedimento para participar de congressos e conferências na América e Europa sobre a missão dos empresasários desde a perspectiva cristã.

Logo depois de uma tenaz luta contra o câncer, Enrique Shaw falece em 27 de agosto de1962 aos 41 anos.