O Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, alentou os sacerdotes a não descuidarem a oração porque esta fortalece o ministério ao cultivar “a intimidade do discípulo com seu Mestre, Jesus Cristo”.

“Em verdade, sem o alimento essencial da oração, o Presbítero adoece, o discípulo não encontra forças
para seguir o Mestre, e assim morre por inanição”, advertiu o Cardeal em uma carta.

O Arcebispo Emérito de São Paulo recordou que “a oração ocupa necessariamente um lugar central na vida do Presbítero” e se trata de uma arma para vencer o diabo, quem por sua parte procura debilitar o pastor para poder acabar com as ovelhas.

“(São João) Crisóstomo admoesta que a diminuição dos pastores faz e fará diminuir sempre mais o número dos fiéis e das comunidades. Sem pastores, nossas comunidades serão destruídas”, assinalou.

O Cardeal Hummes indicou que a conseqüência existencial da falta de oração para o sacerdote “exprime-se em menor alegria e felicidade no ministério quotidiano”.

A autoridade vaticana recordou que o sacerdote também necessita “ser confortado pela oração da Igreja e de cada cristão”, e quando se dá conta “que sua própria vida de oração enfraquece, é hora de dirigir-se ao Espírito Santo e implorá-Lo com ânimo de pobre. O Espírito reacenderá o fogo em seu coração. Reacenderá a paixão e o encanto para com o Senhor. Este está sempre ali e deseja fazer a ceia com quem Lhe abre a porta”.

Finalmente, convidou os presbíteros a renovarem junto ao presépio “aquela intimidade de amigos e discípulos, a fim de reenviar-nos como Seus anunciadores”.