Com ocasião da Campanha Nacional para a Evangelização, realizada todos os anos a Igreja no Brasil a partir do Domingo de Cristo Rei e nos três domingos do Advento, o Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta escreveu um artigo no qual afirma que não se deve viver só para acumular bens materiais e buscar somente o lucro em tudo, pois também pertencem à natureza humana a generosidade e a gratuidade, e que há mais alegria em dar que em receber.

 “O propósito é integrar todos os fiéis na missão evangelizadora da Igreja e assegurar, assim, sob a graça de Deus, a eficácia da missão eclesial de evangelizar. «Ide e evangelizai» é, com efeito, o mandato permanente de Nosso Senhor à Igreja e a cada batizado. Nenhum de nós pode ficar fora do grande movimento de evangelização iniciado pelo próprio Jesus e confiado aos apóstolos”, afirma D. Orani.

“Evangelizar é, sobretudo, anunciar a libertação do pecado e a graça da comunhão com o Absoluto, que Jesus nos veio revelar. A Igreja evangeliza pela celebração dos sacramentos, sinais visíveis e eficazes da graça; pelo anúncio da Palavra de Deus e pelo testemunho da caridade. Mas garantir uma economia que reconheça a dignidade da pessoa – e não se reduza simplesmente a estratégias cujo único fim é o lucro – faz parte também do processo de evangelização, que tem por objetivo libertar o homem de todas as escravidões”, advertiu.

 Mais adiante em seu artigo o arcebispo afirma que “os pobres não podem continuar como vítimas de uma economia sem coração, e nossa opção pela libertação integral do homem, de modo especial do pobre, tem suas raízes em nossa fé cristã, como expressa Bento XVI «[...] o encontro com Deus é, em si mesmo e como tal, encontro com os irmãos, um ato de convocação, de unificação e de responsabilidade pelo outro e pelos demais. Nesse sentido, a opção preferencial pelos pobres está implícita na fé cristológica, naquele Deus que se fez pobre por nós, para enriquecer-nos com a sua pobreza»”.  

O bispo convida neste tempo de Natal a todos a partilhar dando sua contribuição para que em nossa sociedade e na economia que a rege apareçam virtudes como a justiça, o amor, a benevolência e a gratuidade.

“Não vivemos só para acumular bens materiais e buscar somente o lucro em tudo, pois pertencem também à natureza humana a generosidade e gratuidade. A alegria de dar é maior do que a de receber”, concluiu o arcebispo exortando os fiéis a serem generosos com a Campanha da Evangelização cuja arrecadação ajudará na construção de novas igrejas na periferia da capital carioca.