Junto com a notícia do assassinato do Pe. Alvino Broering, a Igreja no Brasil recebeu hoje também as notícias do falecimento do Arcebispo Emérito de Ribeirão Preto (SP), Dom Arnaldo Ribeiro e da morte de duas irmãs das Missionárias da Consolata: Ana Elinda Gonçalves Lara e Amélia Gil Diaz, que faleceram em um acidente automobilístico ontem pela manhã na BR 174, perto da cidade de Mucajaí em Roraima.

Segundo a nota enviada pela CNBB, Dom Arnaldo Ribeiro nasceu em Belo Horizonte (MG), no dia 7 de janeiro de 1930, e aos onze anos de idade ingressou no Seminário Provincial Eucarístico de Jesus. Com seus estudos parcialmente concluídos, em 1948 foi cursar Filosofia e Teologia no Colégio Pio Brasileiro de Roma, onde permaneceu vários anos e foi ordenado padre na Basílica de São João do Latrão, no dia 13 de março de 1954. De volta ao Brasil, foi capelão do Hospital Vera Cruz e, posteriormente, reitor no mesmo seminário que havia freqüentado em Belo Horizonte. No dia 4 de março de 1989, em missa solene realizada no Ginásio da Cava do Bosque para aproximadamente 10 mil pessoas, Dom Arnaldo assumiu a Arquidiocese de Ribeirão Preto, em São Paulo, onde, imprimiu uma dinâmica pessoal e sempre fiel ao seu lema "Preparar os Caminhos para o Senhor". Durante seu arcebispado ordenou mais de 100 presbíteros e trabalhou para incentivar as vocações sacerdotais. Em 3 de junho de 2006, ele renunciou à arquidiocese de Ribeirão Preto e foi sucedido por Dom Joviano de Lima Júnior tornando-se Arcebispo Emérito da mesma Arquidiocese.

Já em Roraima, o bispo da cidade, Dom Roque Paloschi, comunicou a morte de duas irmãs das Missionárias da Consolata: Ana Elinda Gonçalves Lara e Amélia Gil Diaz. Elas faleceram em um acidente automobilístico ontem pela manhã na BR 174, perto da cidade de Mucajaí – RR.

Segundo a informação divulgada pela Radio Vaticano Dom Roque afirmou que “as duas irmãs trabalhavam nesta diocese, em profunda comunhão com todos os outros agentes de pastoral: alegria e doação no serviço a Deus e aos irmãos marcavam seu testemunho missionário". As duas freiras eram colombianas.