O Arcebispo de Granada, Dom Javier Martínez; e o Vice-postulador da Causa de Beatificação, Pe. Alfonso Ramírez; anunciaram que a cerimônia de beatificação de Frei Leopoldo del Alpandeire, no século Francisco Tomás Márquez Sánchez, será dia 12 de setembro de 2010 em Granada.

"Aos Santos, a Igreja os propõe à própria Igreja e ao mundo como modelos de vida, não como estrelas de cinema para aplaudi-los. Mostram-nos um caminho de fidelidade ao Evangelho", expressou Dom Martínez durante uma conferência de imprensa.

Do mesmo modo, ao referir-se à vida do frade capuchino, o Prelado assegurou que "a vida humana merece a pena ser vivida, não em função do interesse, que destrói, mas quando está cheia de amor, que constrói relações humanas verdadeiras. Isso é o importante na figura de Frei Leopoldo. Os Santos estão para ensinar-nos a viver".

Embora ainda não se decidiu o lugar da cerimônia de beatificação, anunciou-se que prévia a ela se celebraria uma vigília na Catedral, e posteriormente uma Missa de Ação de Graças.

Indicou-se que se espera a presença do Arcebispo de Boston, Cardeal Sean Patrick O'Malley, que pertence à ordem capuchinha, e do Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Dom Ângelo Amato.

Dom Javier Martínez anunciou que se preparará uma biografia de Frei Leopoldo e uma Carta Pastoral que explicará a figura do frade na vida da Igreja e convidando os fiéis a participarem da cerimônia de Beatificação.