L’Osservatore Romano (LOR) anunciou que a Biblioteca Apostólica Vaticano (BAV), que havia sido fechada para realizar uma completa renovação em 14 de julho de 2007, será reaberta ao público no próximo 20 de setembro de 2010.

A tarefa da BAV, explica Cesare Pasini, Prefeito da BAV em um artigo publicado no L’Osservatore Romano, tem como tarefa "acolher os estudiosos em um clima de recolhimento e com espírito de investigação. A normalidade para o Vaticano. Uma normalidade que faltou há algum tempo".

"Ao reabrir depois de três anos, o primeiro que deve ser feito é agradecer antecipadamente aos que voltarão a estudar na Vaticana, restituindo à biblioteca seu papel e a alegria de garantir o funcionamento da instituição", acrescenta.

Isto, prossegue, "é o que interessa". "Não se pode negar a emoção de voltar aos próprios lugares de serviço, mas o acontecimento é sobre tudo a presença dos visitantes. Alguns meses depois, do 11 ao 13 de novembro de 2010, está previsto um congresso sobre a Vaticana como lugar de investigação e como instituição ao serviço dos estudiosos".

Nesses dias, também haverá "uma amostra no Braço de Carlos Magno que terá como título ‘Conhecer a Vaticana. A Biblioteca Apostólica Vaticana: uma história aberta ao futuro’. O Escritório Filatélico e Numismático Vaticano, por sua parte, emitirá uma série de selos dedicados à biblioteca".