O Bispo da Diocese de São Domingos dos Tintos, Dom. Wilson Moncayo, advertiu esta semana que  a Igreja Católica no Equador  se encontra preocupada com a instabilidade jurídica, sobre o Congresso  e a polêmica entre o político León Febres-Cordero e o Presidente Lucio Gutiérrez.

Dom. Moncayo fez um chamado a respeitar a Constituição da República, violada, segundo especialistas legais, pela decisão da bancada partidária governista no Congresso de criar um novo  Supremo Tribunal.

“Acredito que não só é minha opinião mas sim de todo o episcopado equatoriano, nós pedimos ao Legislativo retificações, não podemos lançar a sorte do país com maiorias feitas por interesses de pura conjuntura”, assinalou o Prelado.

O Bispo indicou que a Igreja interviria como mediadora nos conflitos, sempre e quando lhe for pedido pelas partes, para iniciar um diálogo.

“Esta instabilidade jurídica  já nos tem feito ficar mal internacionalmente, a mudança de magistrados é totalmente inconstitucional e por conseguinte estamos construindo sobre areia movediça, e isto é perigoso para a democracia”, advertiu finalmente.