Ao concluir a oração do Ângelus dominical, o Papa Bento XVI expressou sua profunda dor pelos três sacerdotes e a religiosa que na última semana foram assassinados em distintos países da África que "foram fiéis testemunhos do Evangelho, inclusive correndo o risco da própria vida".

O Santo Padre assinalou que "esta semana recebi tristes notícias de alguns países da África sobre o assassinato de quatro missionários. Trata-se dos sacerdotes Daniel Cizimya (Congo), Louis Blondel (África do Sul) e Gerry Roche (Quênia) e da irmã Denise Kahambu (Congo)".

Estes missionários, disse o Papa, "foram fiéis testemunhos do Evangelho, inclusive correndo o risco da própria vida. Enquanto expresso minha proximidade aos familiares e às comunidades que estão de luto, convido a todos a unir-se à minha oração para que o Senhor os acolha em Sua Casa, console a quantos choram estes fatos e traga, com Sua vinda, reconciliação e paz".

Testemunhas da misericórdia de Deus

Por outro lado, em sua saudação em francês, Bento XVI recordou que "somos convidados a testemunhar a Boa Nova obrando em nossos corações aos nossos irmãos e irmãs. Não esperemos que o tempo passe, mas sejamos, desde hoje, testemunhas ardorosas da misericórdia, a ternura e a bondade de Deus para todos os homens".

"Que nossa esperança seja contagiosa e nossos gestos fraternos sejam espontâneos! Peçamos à Virgem Maria, Mãe do Salvador, que nos guie ao encontro de seu Filho que vem a nosso caminho".

Em sua saudação em espanhol, o Papa se dirigiu de maneira particular a "os Legionários de Cristo que ontem foram ordenados sacerdotes, acompanhados de seus familiares, amigos e membros do Regnum Christi, assim como aos fiéis de diversas Paróquias de Formentera, Zaragoza, Málaga e Valência. Neste terceiro domingo de advento, e ante a presença já próxima do Senhor Jesus, a liturgia nos convida com insistência à alegria".

Seguidamente indicou que "em Cristo se cumprem as palavras do profeta Sofonias a Israel: ‘O Senhor seu Deus, em meio de ti, é um guerreiro que salva. Ele se goza e sente prazer em ti, ama-te e se alegra com júbilo’. Exorto a todos, e especialmente aos novos presbíteros, a prosseguir, apoiados na segurança do amor infinito de Deus manifestado em Cristo, o caminho de preparação espiritual para o Natal, e celebrar assim, com gozo e fruto abundante, o nascimento do Salvador. Feliz domingo".