O Comitê Nacional Pró-vida enviou uma carta ao  Presidente Vicente Fox, na qual pede a troca da titular do Conselho Nacional de População (CONAPO), Elena Zúñiga, porque as políticas implementadas em sua  gestião “atentam contra a família”.

O Comitê enviou cópias da carta ao Cardeal Norberto Rivera, Arcebispo do México; Cardeal Juan Sandoval Iñiguez, Arcebispo de Guadalajara; ao presidente da Conferência Episcopal Mexicana, Dom José Guadalupe Martín Rábago; Núncio Apostólico, Dom Giuseppe Bertello; ao  Secretário de Governo, Santiago Creel, e ao presidente do oficialista Partido de Ação Nacional (PAN), Luis Felipe Bravo Mena.

Segundo a missiva, depois de analisar o Informe de Execução do Programa de Ação da Conferência Internacional sobre a População e o Desenvolvimento 1994-2003 apresentado por CONAPO, conclui que a atuação de Zúñiga foi parcial, tendenciosa e contrária ao bem dos mexicanos.

"(Zúñiga) está impulsionando políticas públicas arriscada para o país, por um lado é a  legitimação do aborto, o impulso de um conceito de lar que o define como o conjunto de indivíduos que vivem sob o mesmo teto e compartilham o mesmo fogo, está esta falando também de lares formados por pessoas do mesmo sexo e abre a porta à uniões lésbico-gays”, indica o texto.

Segundo o Comitê, isto é "contrário à legislação” e além disso busca “seguir com o  procedimento de desaceleração do crescimento demográfico o que é uma medida muito desafortunada porque vai nos transformar em um país de pobres, poucos e velhos”.

Além disso, denuncia que CONAPO criou um  Conselho Consultivo integrado por 21 membros dos quais apenas um teve pronunciamentos a favor da família, e dos 10 grupos que prepararam o Informe antes mencionado, oito são abortistas radicais.

Pró-vida assegura que as propostas da CONAPO vulneram o direito à vida, arriscam a instituição matrimonial, lesam o direito dos pais a educar seus filhos, e privilegiam a promoção de métodos anticoncepcionais artificiais com efeitos abortivos ou esterilizantes.