O Papa Bento XVI e a Conferência Episcopal Italiana repudiaram a agressão sofrida pelo Primeiro Ministro da Itália, Silvio Berlusconi, ontem em Milão que produziu contusões no seu rosto, fraturou o seu nariz e quebrou um par de seus dentes.

Em um telegrama enviado ao Primeiro ministro e assinado pelo Secretário de estado Vaticano, o Santo Padre expressou a Berlusconi sua "paternal proximidade" desejando-lhe uma "pronta melhoria" e deplorando a agressão que sofreu.

Para os bispos italianos este ataque constitui "um episódio de singular e execrável gravidade. Enquanto expressamos nossa sincera proximidade ao Ministro Berlusconi buscamos promover para nosso país um clima cultural mais sereno e respeitoso para realizar na coesão social e na responsabilidade política o bem de todos e cada um".

Por outro lado, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, assinalou que esta agressão é "um fato muito grave e preocupante, que manifesta o risco real da violência quando as palavras passam aos atos. Toda violência deve ser firmemente condenada sem duvidar por todas as partes políticas e os diversos componentes da sociedade".